domingo, 12 de junho de 2011

Dia 31 de Maio - Dia D da Luta contra o Tabagismo!!!
















Dia 31 de Maio - Dia "D" na Luta Contra o Tabagismo


Esse ano, a Organização Mundial da Saúde, OMS, escolheu como tema para as atividades comemorativas do Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, "Gênero e tabaco com ênfase no marketing para mulheres".

As ações visam a alertar sobre as estratégias que a indústria do tabaco utiliza para atingir o público feminino e acerca dos males que seus produtos causam à saúde da população e ao meio-ambiente.

Para essa data, o Brasil todo se mobilizou no intuito de divulgar e esclarecer os aspectos ligados ao tabagismo, abordando seus malefícios. O Ceará solicitou a participação efetiva dos Municípios, para que a Campanha tivesse um caráter impactante para a sociedade.

O Icó, por sua vez, não podendo mostrar-se de fora, foi responsável por uma mobilização bastante proveitosa, onde a Secretaria Municipal de Saúde, através da Atenção Primária e Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF, desenvolveu atividades em 5 escolas de Nível Fundamental e Médio, do Estado e Município, bem como programa de rádio com plantão ao vivo “tira dúvidas” sobre o tabagismo. As Escolas escolhidas pelo NASF, foram: E.E.F. Maria José Lourenço, E.E.F. Manuel Antônio Nunes, E.E.F. Professora Lourdes Costa, E.E.F.João Raimundo Mota e E.E.F. Conselheiro Araújo de Lima.

As ações realizadas tiveram boa aceitação social, sendo atendidas com um feed-back positivo acerca da temática. Nesse âmbito, já se pensa na Campanha que se realizará no dia 29 de Agosto, no dia Mundial de Controle ao Tabagismo.