quinta-feira, 10 de março de 2011

Projeto de Educação Alimentar e Nutricional





Projeto de Educação Alimentar e Nutricional tendo como concedente o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Onde o Icó foi contemplado com este projeto ficando entre os 10 melhores projetos do Brasil. O mesmo vem sendo realizado desde janeiro de 2009.

TEMA:

EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL SOB O ENFOQUE DAS DIVERSIDADES ARTISTICAS CULTURAIS DA MUNICIPALIDADE ICOENSE

APRESENTAÇÃO

A segurança alimentar e nutricional, hoje, deve ser compreendida como a garantia de acesso à alimentação, diariamente, em quantidade, qualidade e regularidade suficientes para nutrir e manter a saúde de uma pessoa, integrada às ações que contribuam com a inclusão social, com destaque ao acesso à educação e ao trabalho.

A Prefeitura Municipal de Icó, por meio de suas ações e programas, tem desenvolvido amplo trabalho no que se refere à segurança alimentar e nutricional. Consideramos que, no momento em que este tema é incorporado como uma das mais importantes políticas públicas, as ações em muito poderá avançar e surtir melhores resultados.

Assim, a implementação de um Projeto em Segurança Alimentar e Nutricional possibilita uma dimensão das possíveis atividades visando ao atendimento desse direito básico de cidadania a ser garantido pelo Estado. Esse conceito coloca na agenda de nossa sociedade e das universidades, em especial, o desafio de apresentar propostas e ações concretas que possam contribuir para esta difícil tarefa.

"Agradecemos a colaboração e apoio do NASF em nos ajudar no andamento deste projeto. As palestras foram muito bem ministradas com técnicos capacitados e acessíveis. Diretamente, às profissionais Manuela Ana com o tema O Benefício da Atividade Física para Qualidade de Vida e Flávia Lacerda com Segurança Alimentar e Nutricional. Esperamos que essa parceria seja ainda continuada por muitos projetos que estão por vir em nosso município a fim de que assim possamos contribuir para um melhor desenvolvimento."(Ivna Kelly, nutricionista da Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social)

As palestras ocorreram na Câmara dos Vereadores Manuel Antônio Nunes, no dia 23 de fevereiro de 2011, à tarde.

ivnaacioly@hotmail.com

quarta-feira, 9 de março de 2011

Recapitulando.... O que fazemos?!

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) foi implantado no município de Icó, no mês de julho de 2009, com o objetivo de ampliar a abrangência e o alvo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade, apoiando a estratégia de Saúde da Família na rede de serviços e o processo de territorialização. O NASF de Icó é do tipo NASF 1, que deve ser composto por no mínimo 5 profissionais de diferentes categorias. Atualmente, a equipe trabalha com ações de prevenção, promoção e educação em saúde, através de palestras educativas, atendimentos em casos extremos, projetos e capacitações dos trabalhadores do SUS e outros setores, fazendo uso da intersetorialidade. Dispomos de palestras com vários temas. Os assuntos são variados como dengue, meningite, hanseníase, tuberculose, diarréia, Influenza A (H1N1), drogas, DST’s, hipertensão, diabetes, nutrição, gravidez na adolescência, amamentação, depressão, saúde da mulher, saúde do homem, dentre outros. Além disso, são realizadas visitas domiciliares e, quando necessário, atendimento ambulatorial individualizado referenciado pelas Equipes de Saúde da Família (ESF). Possuímos planejamento semanal e mensal de acordo com a necessidade do PSF. Dentre essas ações, contamos com capacitações para ACS e professores sobre saúde vocal (Viviane), capacitação em depressão para ACS (Flávia), grupos de caminhada (Manuela), carnaval dos idosos, mutirões, São João dos idosos, capacitação para ACS sobre atividade física (Manuela Ana), busca ativa em parceria com Conselho Tutelar, trabalhos com adolescentes na AABB Comunidade (Flávia) e CRAS (Laura), desenvolvimento de projetos como: parceria com escolas do município no projeto Bullying nas escolas (Laura), Gestação Saudável (Viviane e PSF), Criança Saudável é Criança Feliz (Flávia e PSF), Projeto Mentes Brilhantes (Flávia e PSF Cidade Nova, para adolescentes), Projeto Ação e Reação (Flávia e Manuela, para idosos) em parceria com o CREAS, Parto Humanizado, Alimentação Saudável (Ana Cristina), ENPACS (Viviane e Ana Cristina, como tutoras da ENPACS), Pintando e Bordando na terceira idade (Laura, Manuela e Sabrina), parceria com PSF para entrega de caderneta do adolescente com palestras sobre sexualidade e aspectos psicológicos na adolescência e carteira do idoso, etc. O NASF, é um programa do governo que está dando muito certo no município de Icó devido ao trabalho sério que está sendo desenvolvido pela jovem equipe que o compõe, promovendo saúde pública de forma apartidária, com seriedade e respeito à população. Não podemos deixar de falar e agradecer, a grande parceria que temos com todas as Secretarias da Prefeitura Municipal de Icó.

Carnaval dos Idosos 2011 - CSU e NASF - "A FESTA"











No último dia 1º deste mês, aconteceu na casa de show Kanekão, o 7º Baile de Carnaval da Melhor Idade, evento promovido pela Secretaria de Ação Social em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF.

O que marcou essa sétima edição foi o espírito de cooperação de toda a equipe responsável pela realização. O evento também foi o primeiro realizado pelo novo Secretário de Ação Social, Rogério Caldas.

Além de um bom número de idosos, esteve nos presenteando com sua ilustre presença, a Sra. Nita Nunes, Alaíde, coordenadora do CREAS e demais profissionais da Secretaria de Ação Social, NASF e amigos.

Após muita dança ao som de marchinhas de carnavais de época, foi feita a escolha da foliã mais caracterizada, da mais animada e da rainha do carnaval. Pela manhã, foi oferecido um lanche e; após o encerramento, houve um almoço.

NASF E PSF Centro - São João dos Idosos 2010 - Revivendo PARTE 1











Em julho de 2010, o NASF, juntamente com a equipe do PSF Centro, promoveu o 1º São João dos Idosos no espaço de eventos Casa Grande. Os idosos, compareceram à caráter com uma empolgação e vivacidade de dar inveja a qualquer adolescente. A festa rolou ao som de muito forró pé-de-serra e cantigas juninas, acompahadas pelo coro dos idosos. Realizou-se a famosa quadrilha com chamada de uma das idosas. Muito mais que palavras, as imagens mostrarão com exatidão a festa. Agradecemos desde sempre, aos profissionais da Secretaria de Saúde, PSF, Secretaria de Ação Social que estiveram presentes. Em especial, fica nosso agradecimento à Dr. Quilom Peixoto, pelo grupo de música que embalou o Nosso 1º São João.

terça-feira, 8 de março de 2011

Atividade Física em Lima Campos (distrito de Icó)





Há cerca de 1 ano a profissional de Educação Física do NASF, Manuela Ana, esteve no distrito de Lima Campos, dando início à formação do grupo de caminhada da localidade. Toda a equipe que compunha o PSF em questão, esteve presente fortalecendo assim os laços PSF-NASF; e participou junto com a população, que se manteve atenta no repasse dos exercícios pela profissional. Ao final da atividade foi servido um lanche saudável, pois alguns eram hipertensos e/ou diabéticos. O grupo continua firme em seu propósito de melhora na qualidade de vida e Manuela, dá suporte mudando os exercícios de forma gradual e capacitando a equipe (ACS) que acompanha a população. Agradecemos à toda ESF por acreditar e dar suporte às profissionais do NASF, mostrando ter realmente compreendido que NASF, é PSF.